Quem vai estrear a tag é a Dani Villanova e ela é diretora criativa da Cbk Fashion, conheci a marca quando ainda morava no Rio, e tenho que confessar que não gostava muito, mas depois que a Dani entrou para a marca comecei a perceber algumas mudanças, a marca ficou com uma "pegada" mais fashion e fez peças que viraram hit entre as fashionistas.
Chega de blá blá blá e vamos a entrevista com a Dani que é longa.
O que faz uma diretora criativa?
A diretora criativa comanda a equipe de estilo e compras.
Ela trabalha em conjunto com a equipe para decidir o que
fazer na coleção, qual o tema que será escolhido e servirá de inspiração.
Ela decide quais as peças que estarão na coleção, estampas,
aviamentos, acessórios...
Onde busca informação de moda?
Nos principais desfiles nacionais e internacionais, nas
viagens de pesquisas internacionais, onde as lojas e vitrines são uma grande
fonte de informação, em books e revistas de moda, em palestras com uma
coolhunter, onde ela antecipa as tendências e em blogs de moda e street
style.
Como faz para essa
informação chegar aos vendedores?
Todas as informações e tendências da próxima coleção são postadas
no nosso blog.
Onde as vendedoras têm total acesso diariamente a essas
informações.
No inicio de cada coleção, as lojas recebem uma espécie de
cartilha, onde são passadas todas as informações importantes.
Já as supervisoras, participam da palestra de tendências.
Como é a rotina de
uma diretora criativa?
A principal rotina de uma diretora criativa é estar junto da equipe de estilo.
No meu caso, trabalho diariamente na fabrica, onde 150
pessoas trabalham, entre o setor de estilo, pilotagem, corte, costura, acabamento
e expedição
Oriento as estilistas quanto o que será feito na coleção, participo
da escolha e compra de tecidos, aviamentos. Escolho os acabamentos, como
bordados e estampas.
Acompanho todo o processo, desde a criação até a coleção
chegar à loja.
Direção criativa é o
mesmo que estilismo?
O diretor criativo decide o que será criado e orienta o
estilista, passando quais são as peças chaves que estarão na coleção.
Com essas informações, o estilista cria essas peças.
Como foi modificar
(trazer informação de moda) para uma marca já estabelecida, como é o caso da
CBK?
A CBK está há 20 anos no mercado, ela sempre trabalhou com a
política de preços baixos. Mas em um determinado momento, sentiu a necessidade
de estar antenada com todas as tendências da moda mundial.
Com o crescimento de blogs de moda no Brasil, as clientes
estão mais informadas e com isso se tornaram mais exigentes na hora de escolher
o que comprar e se vestir.
Com isso a marca se tornou uma fast fashion, onde a meta
principal é vender peças que estejam
na moda, mas com preços acessíveis.
Quero ser diretora criativa,
por onde começo?
O fundamental para se tornar uma diretora criativo de uma
empresa, primeiro é amar o que faz,
ela deve respirar moda 24 horas por dia. Pois além das inúmeras fontes de
pesquisa que citei na resposta anterior. Deve estar antenada a tudo e a todos
ao seu redor.
Em segundo lugar, deve cursar uma faculdade de Design de
Moda, onde irá aprender desde história da moda,
primordial para quem quer trabalhar na área, passando pelas aulas de
desenvolvimento e planejamento de coleção, modelagem, entre outras matérias
importantes. Pois o Diretor Criativo precisa saber e conhecer todos os setores
que irá comandar.
Ao pesquisar sobre a função de diretor(a) criativo(a) na
internet, descobri que hoje já existe nas faculdades, o curso de pós-graduação
para essa profissão.
E li um pequeno texto que explica a função e importância de
um diretor criativo em uma empresa.
" O diretor criativo hoje vai além do seu papel de projetar coleções e passa a projetar o estilo da marca, pensando como o DNA da marca deve se manifestar ao longo da cadeia produtiva e nos inúmeros produtos que carregarão seu signo. O Diretor Criativo atua desde a construção da imagem da marca, passado pelo produto até o lançamento e o ponto de vendas, sendo o fator integrador da identidade da marca e da forma como ela se comunica com seu público alvo através das campanhas, desfiles, produtos,linhas exclusivas, linhas arquitetônicas (hotéis, lojas, show rooms, bares , restaurantes, etc.) e linhas de life style (homewear, decoração, objetos, móveis ,etc.) que levem assinatura da marca e sirvam como produtos extensores da identidade criativa da marca. "
Adorei participar e responder as perguntas!
Um bjo, Dani Villanova.
Dani eu que agradeço pela atenção!
Meninas o que acharam?
Beijos
Eu adoreiiiiiiiiiii a entevista!!!eu tenho mtaaa vontade de seguir a carreira de moda sabe?!!!mais nao na parte de criação pq eu sou péssimaaaaa...fiz um curso de desenho da moda e fiquei um mês só...não saia nnehum croqui..kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluiradoreiii pq ela deixou bem claro...pq nao é só glamour!!!tem uma ralação e um trabalho sério por trás.....ameuiiiii
Bjusssssssss
Passa lá depois...tem post novo!!!
http://nathysays.blogspot.com
Nathy que bom que gostou!
ExcluirPor isso que não quis fazer de estilista e modelo,pq isso todo mundo sabe o que faz e nem todo mundo é do desenho né?!, eu assim como vc, não desenho nada!!srsrs
Bjos
Muito legal a entrevista!!! Também tenho intenção de fazer uma tag assim, mas não acho um nome certo hahaha Acho muito legal essa troca, ler depoimentos de outras pessoas do meio, conteúdo novo... Enfim, congrats!
ResponderExcluirOi Suzane, muito legal essa tag! Adorei!
ResponderExcluirBeijinho :)
http://ohbeibe.blogspot.com
A entrevista ficou otima! Alem das informações sobre a profissão, conseguiu explicar como conseguiu fazer uma mudança tão grande na CBK. Eu tb não gostava mto da marca..mas agora tem peças lindas e com um preço super acessivel. O que foram aquelas saias longas??Lindissimas. Beeijo
ResponderExcluir