Demorou mas saiu mais uma entrevista pra tag UM POUCO MAIS SOBRE, é difícil conciliar as pessoas que você quer que respondam as perguntas com a agendas atribuladas, afinal moda não é só glamour, pra ajudar ainda mandei as perguntas erradas para as convidadas, abafaaa,rs!
Por falar em glamour, convidei as meninas do Glamour de Garagem, um blog gaúcho bem bacana, para responderem sobre produção de conteúdo, elas foram super fofas, responderam tudo bem explicadinho.
O que faz uma produtora de conteúdo?
Por falar em glamour, convidei as meninas do Glamour de Garagem, um blog gaúcho bem bacana, para responderem sobre produção de conteúdo, elas foram super fofas, responderam tudo bem explicadinho.
Vamos lá!!!
O que faz uma produtora de conteúdo?
O nosso trabalho de produção de conteúdo começa em planejar e criar estratégias de marketing para marcas (de moda, beleza e decoração) que desejam comunicar-se melhor com o seu público e com o universo de seus clientes. Depois de analisar cenário / público e traçar um plano, implementamos as ferramentas potenciais para isso - como sites, blogs e redes sociais. A partir daí, os nossos serviços são voltados à elaboração e ao desenvolvimento de conteúdo desses veículos: realização de matérias nas quais estão incluídos os trabalhos de pesquisa, produção, fotografia, textos e diagramação. Além disso, trabalhamos com pesquisa de mercado, identificação de tendências e de lifestyle - sempre ligados ao universo da marca em questão.
O que cada uma faz dentro da produção de conteúdo?
Temos um entendimento de que o trabalho fica mais produtivo com a divisão do trabalho, e cada uma responsável por determinadas tarefas. É uma visão particular nossa - captação, planejamento, divulgação e produção ficam por conta das duas, mas no dia a dia da produção de conteúdo, a Ester é responsável pelos textos e a Taidje pelas montagens.
Onde buscam informação de moda?
A nossa lista de blogs é extensa: assinamos sites de street style e moda, portais de tendências, blogs pessoais, tanto nacionais quanto internacionais (apesar de o nosso foco ser, na maioria das vezes, a mulher brasileira "vida real"). O banco de referências vai depender da marca que está sendo trabalhada (moda, beleza, decoração, arte e temas relacionados). Além disso, fazemos questão de manter uma biblioteca atualizada com livros de história da moda, consultoria de imagem, Jornalismo, assim como revistas (daqui e gringas) e jornais, porque é fundamental estar sempre por dentro do que acontece em nossa volta.
A nossa lista de blogs é extensa: assinamos sites de street style e moda, portais de tendências, blogs pessoais, tanto nacionais quanto internacionais (apesar de o nosso foco ser, na maioria das vezes, a mulher brasileira "vida real"). O banco de referências vai depender da marca que está sendo trabalhada (moda, beleza, decoração, arte e temas relacionados). Além disso, fazemos questão de manter uma biblioteca atualizada com livros de história da moda, consultoria de imagem, Jornalismo, assim como revistas (daqui e gringas) e jornais, porque é fundamental estar sempre por dentro do que acontece em nossa volta.
O mais importante é identificar a linguagem e o público da marca, através de uma pesquisa minuciosa e um estudo aprofundado no início do processo. Tendo essas definições claras, fica mais fácil de traçar os objetivos e montar uma estratégia, que é diferente para cada perfil.
Como é a rotina de uma produtora de conteúdo?
A rotina é ligada a do blog, que funciona como uma vitrine do nosso trabalho para as marcas. Por isso, atualizamos o espaço diariamente com conteúdo relevante e que tenha identificação com as nossas leitoras. Fazemos as leituras no início da manhã e planejamos cada dia na noite anterior, sempre conectadas na internet para não perder nada.
Como decidiram trabalhar com jornalismo de moda?
Temos histórias diferentes: as duas escolheram o Jornalismo como profissão, mas o envolvimento com Moda aconteceu de uma forma para cada. O interesse da Ester começou quando ela era pequena, convivendo com seus avós costureiros no interior. Já a Taidje se aproximou das áreas culturais na faculdade, escolhendo a Moda por essa ligação.
Quero ser produtora de conteúdo, por onde começo?
O primeiro passo é fazer um curso técnico ou uma faculdade de Jornalismo. É muito importante ter o domínio da escrita e da língua portuguesa, e achamos que a faculdade foi fundamental para construir a base do nosso conhecimento. Procurar aperfeiçoar e aprender mais sempre, buscando cursos especializados, tanto em Moda, quanto em Marketing (construção de marcas, estratégia e planejamento) e Jornalismo.
Ester e Taidje muito obrigada pela atenção e disponibilidade, não sei nem como agradecer!!
Quando for pra Porto Alegre quero conhecê-las #tiete.
O que acharam meninas?
Eu achei uma área muito bacana já sou formada e Marketing, amo moda, teria que estudar Jornalismo, acho que é um caso a se pensar, rs.
Beijos
Foto: Adriana Barra
Adorei a entrevista. Não conhecia o blog delas. Vou lá conferir.
ResponderExcluirBeijos
www.casapraquetequero.com.br
adorei ler isso!
ResponderExcluirparabéns pelo post.
beeijo
www.tracasebaratas.blogspot.com
Oi Suzane,
ResponderExcluirGostei da entrevista. Vou favoritar o blog delas para visitar depois com calma.
Beijos 1000 e uma ótima 5ª-feira para vc.
www.gosto-disto.com
Adorei a entrevista!!! Parabens!!!
ResponderExcluirBeijaoo
http://stopminas.blogspot.com.br/
Que bacana!! Tudo isso é novidade para mim também!! Achei muito legal a entrevista!!
ResponderExcluirBjuxx!!
http://eleganceporceci.blogspot.com